Lapa dos Reis

A Família Lapa dos Reis

A nossa família está ligada ao negócio dos vinhos desde finais do século XIX.
Os vinhedos mais antigos retratam a evolução desta cultura ao longo dos anos. Alguns encepamentos, tais como varietais de Castelão e Bastardo retratam, inclusive, influências das invasões francesas do início do século XIX.

Pela proximidade geográfica da Bairrada, esta região adoptou a casta Baga como rainha das uvas tintas.
Os nossos antepassados seleccionaram uma varietal em tudo idêntica ao original Castelão Francês.
Depois de fazermos um campo de ensaio, em meados de 2004, replantamos uma parte substancial da exploração, introduzindo como castas de uvas tintas a Touriga Nacional, a Tinta Roriz, o Bastardo e a Shiraz.

Mantivemos as castas de uva branca Fernão Pires e Arinto e plantamos encepamentos
de Sauvignon Blanc, Chardonnay e Moscatel de Alexandria.

A exploração localiza-se num vale contíguo a uma encosta cuja exposição solar predominante è Nascente/Sul.

Dos socalcos extraímos uvas seleccionadas destinadas aos vinhos reserva. Com as identificadas castas brancas aliadas à acidez da Baga apresentamos espumantes de reconhecida qualidade. Com a Touriga Nacional produzimos espumantes rosé e tinto de sublime palato e aromas.

A nossa exploração está inserida num maciço calcário das Serras de Sicó , apresentando um
terroir argilo-calcário de cores vermelhas e cinzentas escuras.

A nossa exploração está certificada em sede de produção integrada. Cientes da necessidade do equilíbrio ambiental, iniciamos em 2011 o processo de conversão à agricultura biológica. Cabe-nos aqui enaltecer o inestimável apoio do Eng. André Silva e da entidade certificadora Ecocert.

É por todos reconhecido o mérito do nosso Enólogo Alberto Branco. A ele se devem as decisões técnicas desde as novas castas a todo o equipamento que dispomos nas nossas caves. Com elas melhoramos substancialmente a qualidade dos nossos néctares, passando a ser reconhecidos nacionalmente como produtos de eleição.

Respondendo as solicitações do exigente mercado europeu, pretendemos, num futuro breve, introduzir os procedimentos de agricultura bio-dinâmica e expandir a nossa produção com a comercialização de sumos de uva e azeites.

Na expectativa de superarmos sempre a qualidade dos nosso produtos,

Subscrevemo-nos com muita estima, esperando a vossa visita.

A Família Lapa dos Reis

A Família Lapa dos Reis